Tudo o que você precisa saber sobre PLAYBOOK DE VENDAS

Confira aqui nosso guia com tudo que é necessário saber para construir o seu playbook de vendas. Siga nosso blog e fique por dentro de tudo que envolve playbook, Sales Enablement e otimização de vendas.

Conteúdos para vendas

O que é um playbook de vendas?

Playbook de vendas é o conjunto de todos os materiais necessários para um time de vendas trabalhar. Organize o playbook da sua empresa para facilitar o acesso à informação do seu time, e identificar os pontos onde é possível melhorar.

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Pra quê serve o playbook de vendas?

Os benefícios de um playbook de vendas são muitos. Organizar e padronizar o processo de vendas, agilizar o ramp-up de novos vendedores, gerir o conhecimento e o aprendizado em vendas, salvar tempo do time de vendas no processo de buscar conteúdos, são algumas das principais razões de se criar um playbook de vendas.

Como fazer um playbook de vendas?

Fazer um playbook não é um projeto finito, mas um processo contínuo. Não há uma regra geral, mas podemos aconselhar as empresas a seguirem alguns passos simples na busca do seu playbook de vendas ideal.

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Quais os conteúdos de um playbook de vendas?

No seu playbook de vendas, você poderá ter diversos conteúdos. Desde materiais internos, que o seu time utiliza para se desenvolver, até materiais externos, ou até alguns outros produzidos por entes externos. Veja uma seleção de possíveis conteúdos para o seu playbook de vendas!

O que é sales enablement, e qual a relação com o seu playbook de vendas?

Para entender um pouco mais de playbook, é interessante conhecer a área da qual ele faz parte. E esta área é normalmente chamada de Sales Enablement, ou habilitação de vendas. Um processo que visa capacitar inicial e continuamente os times de venda, munindo-os com tudo que necessitam para o melhor desempenho. E o playbook é o “produto” de Sales Enablement.

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Quais são os desafios ao se fazer um playbook de vendas?

Construir playbook de vendas é uma árdua tarefa em qualquer empresa e mercado. Os times costumam não dispor de tempo, pois tem de correr para bater as metas. Desse modo, o playbook de vendas acaba ficando pra depois. Além disso, a visão apenas ‘pra dentro’ dificulta enxergar os pontos centrais do processo de vendas. Manter o playbook atual e relevante, e, principalmente, engajar toda a equipe em torno do Playbook, são missões ainda mais difíceis.

Como a Salesfy ajuda as empresas a construir o playbook?

 

Através de um framework completo, onde aplicamos treinamento inicial e habilitação da metodologia que envolve todas as frentes e competências de vendas.

A metodologia é complementada pela plataforma Salesfy, a ferramenta ideal para a construção e engajamento do seu playbook, a todo o seu time.

Além disso, oferecemos assessoria continuada, apoiando na construção e revisão de conteúdos, alinhamento de estratégias e indicadores e desenvolvimento constante do processo de venda (e do playbook)!

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Metodologia

Observando as melhores práticas no Brasil e no exterior, formulamos e testamos a nossa próppria metodologia de implementação e desenvolvimento de playbooks de vendas.

A proposta é simples: implementar o playbook aos poucos, mas consistentemente, priorizando os conteúdos mais indispensáveis e/ou que gerem maior impacto na empresa. A metodologia trabalha com frameworks de playbooks que levamos às empresas, adaptando-se às especificidades, ao mercado e às características do processo de vendas.

 

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Plataforma

O seu playbook de vendas ganha vida e efetividade em Salesfy. A plataforma serve para construção de inúmeros playbooks, que se integram a diversos outros softwares e principalmente, às rotinas da equipe de vendas.

Em Salesfy, você e sua equipe acessam o playbook de vendas de qualquer lugar. Recebem as atualizações e consomem os conteúdos para capacitar, otimizar e elevar a performance em vendas. Tudo isto para fazer seu time de vendas vender mais.

 

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Serviço

Oferecemos também o serviço de assessoria, com acompanhamento e execução das atividades necessárias para implementar um playbook de vendas eficiente.

Isso é feito através de reuniões de alinhamento mensais, onde nossos especialistas tratam do desenvolvimento do playbook, traçam as metas, exemplificam e constroem os conteúdos junto com a sua equipe. Ideal, especialmente se sua empresa não dispõe de um setor de marketing ou Sales Enablement.